Home

 

 

Sessão 1 (Jornalismo e assessoria de imprensa)

Auditório do IEL, das 9h às 11h

Debatedora: Profa. Dra. Germana Barata (Labjor-Unicamp)

A ciência nos telejornais
Bárbara Martins Zaganelli (Universidade Estadual do norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Mapeamento e análise da C&T na mídia impressa filiada à Associação Paulista de Jornais (APJ): tendências evidenciadas em 15 jornais diários
Marcel Stefano Tavares Marques da Silva (IEL-Labjor-Unicamp)

Página de C&T no Jornal Cruzeiro do Sul
Marcel Stefano Tavares Marques da Silva (IEL-Labjor-Unicamp)

Jornal Comunitário A Voz do Gueto
Gabriela Pereira Pardim (Escola de Capoeira Angola Resistência)

Implantação de assessoria de imprensa em editora universitária
Maria Fernanda Marques Fernandes (Editora Fiocruz / Fiocruz)

Sessão 2 (Arte, ciência, cultura e experimentações)

Auditório do IEL, das 11h às 13h

Debatedor: Prof. Dr. Celso Bodstein (PUC-Campinas e Labjor-Unicamp)

Hilda Hilst – Respiros: uma experiência de divulgação
Mariana Garcia de Castro Alves (IEL-Labjor-Unicamp)

Proliferações de Piet Mondrian pelas imagens da divulgação científica: experimentações entre o laboratório científico e o ateliê do artista
Fernanda Cristina Martins Pestana (IEL-Labjor-Unicamp)

Interação entre ciência e arte na divulgação científica: proposta de uma agenda de pesquisa
Rojanira Roque dos Santos; Camila Carneiro Dias Rigolin (UFSCar)

Deslocamentos e descolamentos sonoros por entre ciência e cultura
Ana Paula Camelo (DPCT-IG-Unicamp)

Transdisciplinaridade na linguística aplicada: um processo de desterritorialização – um movimento do terceiro espaço
Camila Lawson Scheifer (IEL-Unicamp)

Sessão 3 (Divulgação científica/cultural para crianças)

Sala de defesa de teses, das 9h às 10h30

Debatedora: Ms. Ana Paula Camelo (Doutoranda do DPCT-IG-Unicamp)

Ciência na infância e na juventude: divulgação científica das revistas “Mundo Estranho” e “Ciência Hoje das Crianças”
Raquel Juliana Prado Leite de Sousa e Carlos Roberto Massao Hayashi (UFSCar)

A explicação na divulgação científica dirigida a crianças
Elizabet Beatriz Follmann (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Meninos românticos: olhares sobre uma experiência poética na convulsão do universo das ruas
Leonardo Lopes Ferreira (Faculdade Anhanguera, Escola de Capoeira Angola Resistência)

Universidade das crianças e o espaço para o conhecimento e o re-conhecimento
Meghie de Sousa Rodrigues (IEL-Labjor-Unicamp)

Sessão 4 (Literatura e divulgação cultural)

Sala de defesa de teses, das10h30 às 12h30

Debatedora: Profa. Dra. Carolina Cantarino Rodrigues (Labjor-Unicamp)

Jornalismo e ficção, acredite se quiser
Aline Gastardeli Tavares da Câmara (IEL-Labjor-Unicamp)

Portal Cronópios: uma análise da produção literária contemporânea na internet
Lucas Pereira Guedes (IEL-Labjor-Unicamp)

A internet como instrumento de divulgação da literatura
Juliana Bellini Meireles (IEL-Labjor-Unicamp)

Sobre performance e sofrimento na narrativa pós-ditatorial brasileira
Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja (IEL-Unicamp)

piauí, um convite à narrativa
Marina Lee Colbachini (IEL-Labjor-Unicamp)

Sessão 5 (Divulgação científica e novas mídias)

Sala de colegiados, das 9h às 10h30

Debatedora: Profa. Dra. Marta Kanashiro (Labjor-Unicamp)

O empoderamento da sociedade por meio da apropriação do conhecimento científico: estratégias de comunicação colaborativa
Gabriela Villen Freire Malta (Unicamp)

Novas mídias, novas linguagens – estratégias para atrair o interesse do público geral pela ciência
Marcelo Antoni (USP)

Newsgames: uma nova linguagem para a divulgação da ciência
Daniela Camila de Araújo (IEL-Labjor-Unicamp)

Tempo e espaço: a relação técnica/mídia/contemporâneo
Maria Joana Brito da Silva Montes (UFABC)

Sessão 6 (Biodiversidade e Meio ambiente )

Sala de colegiados, das 10h30 às 12h30

Debatedor: Prof. Dr. Marko Monteiro (IG-Unicamp)

Um centro de pesquisa dialoga com a comunidade
Marcela Fejes, Jéssica Araujo Silva, Talita Carbonese, Alex Cruz e Ana Maria Navas (USP)

Levantamento e caracterização de materiais de comunicação do município de Cubatão (SP), como subsídio à elaboração de projetos de educação socioambiental e divulgação científica
Danielle Samagaia Correa (INCT-EMA/Cepema-USP)

Biodiversidade: fique de olho!
Maria Isabel Landim & Felipe Alves Elias (MZ-USP)

A imagem da ecologia em alunos do ensino médio na cidade de Ribeirão
Cristiane Contin (FFCLRP-USP)

Educação ambiental para a conservação da biodiversidade em museus e estações de ciência no Brasil
Sara Monise de Oliveira (UFSCar)

Sessão 7 (Divulgação, TV e história)

Sala CL06, 9h às 10h30

Debatedor: Prof. Dr. Celso Bodstein (PUC-Campinas e Labjor-Unicamp)

VerCiência: 18 anos incentivando mais ciência na TV
Maria Isabel Landim; Sergio M. C. Brandão & José Renato Monteiro (MZUSP)

A visão de ciência propagada por Carl Sagan
Danilo Nogueira Albergaria Pereira (IEL-Labjor-Unicamp)

A Globo Filmes e as novas configurações do audiovisual brasileiro na pós-retomada
Juliana Sangion Antonelli (Unicamp)

Divulgação científica da pesquisa histórica: entre a escrita da história e a narrativa jornalística
Alice Mitika Koshiyama (ECA/USP)

Sessão 8 (Divulgação científica e ensino, questões políticas)

Sala CL06, das 10h30 às 12h30

Debatedor: Ms. Wagner Cantori (IEL-Labjor-Unicamp)

Devir-criança em face da biopolítica
Giane Aparecida Sales da Silva Mota (Uniso)

Fases do exílio, sob as faces do tempo – processos da pesquisa (em andamento) sobre Elza Freire
Nima Imaculada Spigolon (Unicamp)

Urbanismo e educação: a teoria urbanística de Luiz Ignácio de Anhaia Mello (São Paulo, anos iniciais do século XX)
Clecia Aparecida Gomes (FE-Unicamp)

EJA no Acampamento Elisabeth Teixeira: a construção coletiva de um calendário como instrumento de divulgação da vida e luta de trabalhadores/as rurais
Carolina Orquiza Cherfem; Gustavo Zullu; Paula Coelho; Rodrigo Taufic; Tessy Prscila Pavan; Yandara Pimentel Mendes; Vinícius Todorov; Ana Maria Masson Furlan; Ana Paula Mello; Bruno Sayão; Gabriela Carvalho Nascimento; Natasha Oliveira Mota (Unicamp)

La divulgación científica en la Universidad Nacional de Córdoba. Políticas y formas de comunicación para su apropiación social (2004-2010)
Lisha Dávila Rodríguez (Centro de Estudios Avanzados -Universidad Nacional de Córdoba – Argentina)

Sessão 9 (Educação não formal, museus, exposições)

Sala CL07, das 10h às 12h

Debatedora: Profa. Dra. Érica Speglich (Unesp-Rio Claro)

A Olimpíada Brasileira de Geociências e sua contribuição para a popularização da Ciência
Eveline Milani Romeiro Pereira Aracri, Marcia Cezar Diogo, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Patrícia Danza Greco, Kátia Leite Mansur (UFRJ)

Explorando a biodiversidade no Museu de História Natural “Hortêncio Pereira da Silva Júnior” no município de Itapira, SP
José Carlos Simão Cardoso Júnior (Prefeitura Municipal de Itapira)

A Divulgação em Museu de História Natural: o papel das exposições
Rosângela Celina Cavalcante; Felipe Alves Elias; Maria Isabel Landim (Museu de Zoologia da USP)

Manipulação comportamental em Nephila clavipes (Araneae, Nephilidae) induzida pelo parasitoide Hymenoepimecis bicolor (Hymenoptera, Ichneumonidae)
Jober Fernando Sobczak (UFSCar)

Questões sobre a biodiversidade divulgadas em espaços não formais: um relato de experiência como modelo das atividades do Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras, MG
Laise Vieira Gonçalves; Antonio Fernandes Nascimento Junior; Alessandra Angélica de Pádua Bueno; José Sebastião Andrade de Melo (UFLA)

Entre museu–escola–ponto de cultura: esquetes teatrais e cultura popular na popularização das ciências
Janecleide Moura de Aguiar (Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II/UESC III), Andréa Fernandes Costa (Seção de Assistência ao Ensino, Museu Nacional/UFRJ)

Sessão 10 (Divulgação científica e Análise do discurso)

Sala CL08, das 9h às 10h30

Debatedora: Profa. Dra. Cristiane Dias (Labeurb e Labjor-Unicamp)

Graus de popularização da ciência na mídia
Janaína Pimenta Lemos Becker (Unisinos)

A construção de objetos-de-discurso em textos de divulgação científica midiática para crianças
Marcos Filipe Zandonai (Unisinos)

O artigo de divulgação científica: elementos textuais e linguísticos para a facilitação da leitura
Alessandra Fabiana Cavalcante (Universidade Cruzeiro do Sul)

Análise das cartas do leitor de duas revistas de divulgação científica
Izabella Campos Ocáriz (IEL-Labjor-Unicamp)

Sessão 11 (Educação não formal, museus, exposições)

Sala CL08, das 10h30 às 12h30

Debatedora: Ms. Juliana Meres Costa (IEL-Labjor-Unicamp)

A história do Computador no decorrer do tempo
José Carlos Valle (Museu do computador)

Encontro Natura Comciência: uma experiência de divulgação científica na indústria
Luciana de Miranda Chaves Vasquez-Pinto, Gilson Paulo Manfio (Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda)

Garimpando informação no museu
Marco Antônio Xavier (IBRAM – Museu do Diamante – MG)

Meu bairro tem história! Passeando pelo Bairro Imperial de São Cristóvão
Fátima Denise Peixoto Fernandes (Museu Nacional/UFRJ)

Um relato do projeto “Novos Olhares para o Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras” e suas práticas culturais de ensino e divulgação em Ciências
José Sebastião Andrade de Melo, Luciana de Matos Alves Pinto, Antonio Fernandes Nascimento Júnior (UFLA)

Total: 11 sessões, 52 trabalhos


Anúncios

One Response to “Dia 7 de março”

  1. Bárbara Martins Zaganelli Says:

    Olá, gostaria de saber como eu faço para conseguir um certificado. O meu nome é Bárbara Marins Zaganelli e estou na primeira da página de voc~es. Abs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: